A 2ª Edição da EV.EX – Évora Experimental 2021, propôs-se realizar uma exposição colectiva a partir da ideia de “Contexto…com texto !”, para suscitar a criação de obras com representações visuais de sentimentos e emoções, que abordassem a situação pandémica que tem vindo a assolar a humanidade, e sugerindo que todas as obras levassem inscrições alfabéticas em qualquer tipo de formato, idioma ou disposição.
Os artistas nasceram ou residem no Alentejo, ainda que haja duas participantes de Moçambique e do Brasil, pertencem a três gerações diferentes -1970, 1980 e 1990 – o que confere à exposição possibilidades de leitura abertas e a apresentação de novos imaginários.

A exposição, composta por 25 obras em diferentes suportes e expressões artísticas nas áreas de pintura, desenho, cerâmica, fotografia, assemblage, multimédia e instalação, evocando a memória e a identidade, suscitando a pesquisa, a educação estética e o trabalho. As suas representações simbólicas sugerem paisagens que nos permitem antever caminhos futuros e alargar horizontes de referência, valorizar a experimentação e estimular a criatividade.






A diversidade destas produções revela a capacidade criativa dos artistas e da região, ainda que o campo das artes visuais necessite de políticas de sustentabilidade adequadas para todos os intervenientes do processo criativo e de experimentação.
Feliciano de Mira
A exposição esteve aberta ao público durante 30 dias e recebeu cerca de três centenas de visitantes (estimativa). Serviu de cenário envolvente para vários eventos realizados no âmbito do programa EVEX – Évora Experimental 2021.
