No âmbito do programa Évora Experimental | EV. EX | 2019 a Oficina do Espírito em co-produção com a Câmara Municipal de Évora apresentam:


EXPERIMENTUS: LINHA CLARA

Local: Igreja de S. Vicente
Ideia e Conceção: Feliciano de Mira
Coordenação: Feliciano de Mira e João Bacelar
Proposta: Oficina do Espírito
Organização: Oficina do Espírito; Câmara Municipal de Évora
Apoio e co-produção: Câmara Municipal de Évora

As escritas experimentais têm-se praticado através da relação entre a poesia escrita, concreta e visual e as artes plásticas, sonoras e performativas, seguindo uma atitude de tensão permanente em relação à normalização canónica, pelo que apresentam um carácter diferenciador nas linguagens artísticas. Esta acção desafia um conjunto de autores a cruzar as suas obras em público envolvendo diversas formas de expressão poética.

1.EXPERIMENTUS – Linha Clara.

Abertura da instalação multimédia com a participação de Almandrade, António Carlos Couvinha, António Gomez, Feliciano de Mira, Ilda Teresa Castro, João Bacelar, Marco Franco, Paulo Bruscky, Pedro Fazenda,
Nesta instalação efectuaremos diálogos entre as materialidades e suportes das escritas experimentais atuais, os processos anteriores, as linguagens tecnológicas e os objectos patrimoniais materiais e imateriais da arte e cultura popular, através da intersemiose signica,
2. Caixa de Video. Acoplada à instalação, apresentamos duas caixas de reprodução permanente da imagem animada, como meio de expressão artística (1968-2018), desde o Super 8 convertido, o vídeo e o digital, com trabalhos de Ângelo de Sousa, António Palolo e Celino Silva, António Gomez, António Olaio, Ilda Teresa castro, Feliciano de Mira, Paulo Bruscky entre outros
3.As Escritas do Corpo. 1 de Junho – Sábado Apresentação das performances

  • Piano Solo por Marco Franco.
  • Ver a Poesia por Antonio Gomez
  1. GWERLR. 15? de Junho – Sábado 17h00. Manoel Barboa apresenta uma interpretação conceptual, estética e performativamente 8 páginas da Divina Commedia de Dante Alighieri, em tributo aos amigos António Palolo, José de Carvalho e José Conduto É uma criação total de Manoel Barbosa de 2018 com estreia e apresentação única na EV.EX Évora Experimental, com a duração de 50’.
  2. A Experimentus- Linha Clara e as Escritas Assémicas. Visita guiada. 15 de Junho – Sábado 17h00. Roda de conversa com poetas, artistas e críticos.
  3. A Sociografia das Poéticas Experimentais em Portugal. 29 de Junho – Sábado 17h00. Roda de conversa com artistas, críticos e sociólogos. Viajando pelo interior do processo de criação aportaremos a técnicas, suportes e processos dos autores das escritas experimentais, integrados nos seus meios culturais e sociais de referência. Procuraremos ainda, equacionar os contributos que o experimentalismo traz para a renovação da expressão artística, os seus valores e mensagens, e a percepção que a sociedade em geral tem dessas vanguardas.