Programa de arte experimental – Évora 2019
Uma co-produção entre Oficina do Espírito e Câmara Municipal de Évora no ambito da candidatura de Évora a Capital Europeia de Cultura.
17 e 18 de Maio
AS PALAVRAS DE CASSANDRA
Oficina de escrita criativa – Escola Secundária André de Gouveia / Sala dos Leões da Câmara Municipal de Évora

“Sejamos disráficos! A malformação na escrita”, por Graça Capinha. O trabalho a desenvolver neste Workshop é de natureza experimental. Os exercícios propostos pretendem levar a uma reflexão sobre os processos da escrita, bem como sobre a matéria da linguagem.
“Olha que a sopa de letras arrefece”, por Nuno Amaral Jerónimo. Ideias à solta ; Palavras à sorte; Frases à escolha .Exercícios livres de criação de texto a partir de palavras, ideias, figuras de estilo sugeridas ou criadas no momento, utilizando a aleatoriedade, o inesperado e o surpreendente para treinar processos de originalidade e criatividade.
“Caligraphonics – Escritas Improvisadas”, por Feliciano de Mira
Organização: Oficina do Espírito e Câmara Municipal de Évora
Realização conjunta do Programa Artes à Escola da CME e do Ev.Ex-2019.
1 a 30 de Junho
EXPERIMENTUS – LINHA CLARA
Exposição de escritas e linguagens experimentais – Igreja de S. Vicente, Évora.

Apresenta-se um programa expositivo que pretende:
- Promover diálogos entre as escritas experimentais e os bens patrimoniais materiais e imateriais da arte e cultura popular, aplicando linguagens tecnológicas e assemic writings ;
- Demonstrar capacidade criativa da comunidade, envolvendo diferentes grupos residentes, criadores, professores e alunos de todos os graus de ensino através de intervenções transdisciplinares;
- Contributo para a valorização e divulgação cultural em termos locais, nacionais e internacionais, estimulando o turismo de referência
- Abordagem à influência da percepção do espaço público nos processos criativos da escrita poética de vanguarda;
- Aproveitar os recursos locais redimensionando as capacidades inovadoras existentes, em face de objectivos ousados e a custos controlados.
Apresentam-se trabalhos de Antonio Gómez, António Couvinha, Almandrade, Feliciano de Mira, João Bacelar, Ilda Teresa Castro, Marco Franco, Paulo Bruscky e Pedro Fazenda.
Ideia e Conceção: Feliciano de Mira
Coordenação: Feliciano de Mira e João Bacelar
Proposta: Oficina do Espírito
Co-produção: Oficina do Espírito e Câmara Municipal de Évora
20 de Junho
GMuMaPS – GLOBAL MULTIMEDIA POETRY STANDS
Poema – Processo Escultórico, Arte colaborativa em rede.
Praça do Sertório, Évora.

- A Construção em Tempo Real de um Mural Intersemiótico, assistido por fax, computador e telemóvel, que se constituirá em Poema-Objeto-Escultórico com carater expositivo e capacidade de diálogos com transeuntes através feixes de luz e sensores sonoros;
- Apresentar as possibilidades da criação artística coletiva (virtual e física) de forma participada. Colocar os transeuntes a participar em vários suportes, incluindo utilizações multifuncionais de objetos digitais do quotidiano, assim passa a ser interveniente. E combina com a ação interactiva de longa distância. Desta despertaamo a importância estética de intervenções no espaço público;
- Questionar a poesia e tratar o poema no seu universo ontológico, defendendo o fim do sentido de poema e compartilhar o protagonismo da criação com os próprios usuários no momento da experimentação;
- Rever argumentos e estéticas decorrentes do interesse pela tecnologia e ao efeito formativo a que a arte induz;
Ideia e Conceção: Feliciano de Mira
Coordenação: Feliciano de Mira e João Bacelar
Proposta: Oficina do Espírito
Co-produção: Oficina do Espírito e Câmara Municipal de Évora
14 de Julho
FESTIVAL OI
Alto de S. Bento, Évora.
Vários géneros musicais em diálogo, poesia sonora e videopoesia em processo.
- The Banksy´s (Ilda Teresa Castro & Vítor Rua) são um duo de música pós-minimalista Pop que introduz na sua música aspectos ecológicos, produzindo uma “Ecomusicologia”.
- Tó Trips é um guitarrista com uma sensibilidade electrizante e irá dividir o seu show em duas partes: uma primeira parte em que se apresentará em solo e uma segunda parte em que Vítor Rua e Hernâni Faustino tão participar numa improvisação estruturada.
- JP Simões apresentará o seu novo trabalho cantado em língua inglesa e no qual dá um salto conceptual enorme, criando um alter-ego com quem dialoga musicalmente.
- Hernâni Faustino e Helena Espvall irão apresentar um recital de contrabaixo e violoncelo onde irá ser introduzido a “spoken word” de Feliciano de Mira.
Artistas: Feliciano de Mira, Vítor Rua, Ilda Teresa Castro, Hernâni Faustino, Helena Espvall, Tó Trips e JP Simões
Ideia e Conceção: Vítor e Rua e Feliciano de Mira
Coordenação: Feliciano de Mira e João Bacelar
4 de Setembro
INVENCIONISMO ALENTEJANO
POÉTICAS PARA UM QUOTIDIANO FUTURO
Visita Guiada – Intervenção de Rua em vários pontos de memória biográfica de artistas na Cidade, anos 1970.
- Inscrição Psicográfica de Artista na Cidade de Évora, seguindo um Roteiro (Largo de Alconchel Trave Palolo Taberna do Praça Zé das Iscas Café Portugal Taco Atelier Rua da Mouraria) onde a narrativa de memórias e vivências associa os Espaços de Criatividade Artística nas décadas de 1970-1980. Participações de Délio Vargas, António Cândido Franco, António Carlos Couvinha, António Saias, Joaquim Tavares, Maria Sarmento e outros.
- Intervenção de Rua com Délio Vargas
- AS POÉTICAS DA GASTRONOMIA DA TERRA: Roda de Conversa à Mesa com gastrónomos, cozinheiros populares, poetas e cantadores de improviso.
- Stand-up comedy com Nuno Jerónimo
Local: Diversos pontos da cidade e final na Confraria da Moenga.
Concepção gráfica: Alexandra Mariano
Impressão: Luís Faria (DAC Publicidade)
Cartaz geral do Programa:
